Blog Wis

Reflexões para a sua evolução profissional

3 ferramentas de gestão de conteúdo que todo Social Media deveria conhecer!

16

Jun

News

O conteúdo é o tesouro do marketing digital! Em um mercado cada vez mais exigente, as empresas que conseguem se posicionar com informações relevantes saem na frente daquelas que se limitam em criar publicidade em torno de seus produtos e serviços. E para tornar esse trabalho tão fundamental mais eficiente, conheça as ferramentas de gestão de conteúdo que vão facilitar a vida de todo Social Media!

Google Trends

A produção de conteúdo para alimentar os blogs corporativos está em alta, mas para que esse texto seja encontrado na busca orgânica, um dos seus atributos deve ser a presença de palavras-chave estratégicas. O que isso significa? Utilizar termos que as pessoas realmente digitem no campo de busca quando estão procurando algo relacionado à sua marca, produto ou serviço.

O Google Trends é uma ferramenta do próprio Google que possui um campo de busca. Lá, é possível digitar termos relacionados à sua empresa e será apresentada uma lista com as palavras mais pesquisadas relacionadas a esses termos.

Isso serve tanto para inserir palavras-chave na produção de conteúdo quanto para ter novas ideias de pautas, uma vez que você vai saber o que as pessoas mais estão pesquisando dentro do seu segmento.

Para os profissionais de marketing, o Google é muito mais do que um buscador. Atualize-se e descubra todas as ferramentas que ele disponibiliza para aumentar a eficiência das suas campanhas.

Instamizer

Temos uma ferramenta brasileira nessa lista: o Instamizer é dedicado especialmente para a gestão de conteúdo no Instagram, uma das redes sociais que mais crescem na atualidade. Por meio dele, é possível programar as postagens para garantir que elas sejam publicadas nos dias e horários desejados automaticamente; editar fotos; acompanhar o crescimento do perfil e fazer buscas de hashtags.

Ou seja, ele ajuda a adequar o conteúdo dessa mídia de acordo com as hashtags mais usadas e ao acompanhar o crescimento do perfil, o social media pode ter uma noção de que tipo de abordagem é eficiente para aumentar o engajamento. Além disso, a ferramenta permite que mais de um perfil seja administrado ao mesmo tempo.

Google Analytics

Será que os conteúdos produzidos estão surtindo os efeitos esperados? O Google Analytics é uma ferramenta para análise de métricas, que entrega relatórios de desempenho de sites, blogs, redes sociais e campanhas de links patrocinados.

Além do relatório de palavras-chave, o Google Analytics mostra se há outros sites, aplicativos ou campanha direcionando as pessoas para a sua página (a obtenção de links externos é um dos resultados de uma estratégia de marketing de conteúdo bem executada); mostra o fluxo de pessoas em suas páginas, incluindo o tempo de permanência nelas; indica quais páginas do site estão recebendo mais visitas e quais proporcionam mais conversões; entre muitos outros dados.

Mais uma vez, são dados que apontam a necessidade de ajustar o conteúdo para melhorar os indicadores, pois isso significa que o público está sendo mais impactado.

As ferramentas de gestão de conteúdo oferecem um bom suporte para que as estratégias sejam baseadas em dados reais e, assim, mais assertivas. Por isso, não deixe de conhecê-las e escolher quais você pode utilizar.

MarketingWIS

MarketingWIS

Nosso compromisso é manter você atualizado!

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.