Blog Wis

Reflexões para a sua evolução profissional

Como fazer um modelo de negócio exponencial crescer 10x

Como fazer um modelo de negócio exponencial crescer 10x

09

Dec

Mercado
News

Os líderes frequentemente encorajam suas equipes pensarem maior e serem mais disruptivos – mas irem além, as pessoas precisam de novas ferramentas. Nós acreditamos que aprender como projetar modelos de negócio exponencial é uma disciplina que todos os líderes e empreendedores podem aprender.

Então, como você pode projetar modelos de negócio exponencial?

O que é um modelo de negócio exponencial?

Um modelo de negócio define como o valor é criado e entregue em uma empresa. É uma maneira organizada de esquematizar suposições sobre recursos chave, parceiros e atividades da sua cadeia de valor. Esses incluem sua proposta de valor, relacionamento com o consumidor, canais, segmentos de clientes, estrutura de custos e fontes de receitas. Um modelo de negócio exponencial se parece com as mesmas áreas chave que um modelo de negócio tradicional – mas possui objetivos diferentes.Muitos modelos de negócios são lineares, projetados para aumentar o lucro ou reduzir os custos em até 10 por cento. Com um modelo de negócio exponencial, nós pensamos, em termos de transformações, que são 10 vezes maior ou menor do que o valor de hoje – o atalho comum para esse objetivo é simplesmente “10x”.Um modelo de negócio define como o valor é criado e entregue em uma empresa. É uma maneira organizada de esquematizar suposições sobre recursos chave, parceiros e atividades da sua cadeia de valor. Esses incluem sua proposta de valor, relacionamento com o consumidor, canais, segmentos de clientes, estrutura de custos e fontes de receitas. Um modelo de negócio exponencial se parece com as mesmas áreas chave que um modelo de negócio tradicional – mas possui objetivos diferentes.

Muitos modelos de negócios são lineares, projetados para aumentar o lucro ou reduzir os custos em até 10 por cento. Com um modelo de negócio exponencial, nós pensamos, em termos de transformações, que são 10 vezes maior ou menor do que o valor de hoje – o atalho comum para esse objetivo é simplesmente “10x”.

Canvas de modelo de negócios

Entender a mecânica por trás do modelo de negócios é uma das mais importantes novas habilidade que todo líder deve desenvolver. O Business Model Canvas destaca os elementos principais de um modelo de negócio em essenciais nove blocos.

Modelos de negócio exponencial agora são mais necessários do que nunca

Levar seu modelo de negócio de 10 por cento para 10 vezes mais não é simplesmente uma questão de escalonar. Isso frequentemente requer uma total nova forma de olhar para os negócios e o mercado que atende.

Modelos de negócio exponencial requer imaginação exponencial. Mas pode ser difícil de re-imaginar o seu negócio existente se você apenas ater-se às ideias superficiais de dentro da sua organização.

Algumas das melhores ideias vêm de pessoas de fora que oferecem novas perspectivas de como as coisas “deveriam” funcionar. Para criar um modelo de negócio exponencial, tente estudar outros modelos de negócio lucrativos e bem sucedidos, use uma linguagem comum, faça escolhas estratégicas, e identifique “antilogs” – negócios aos quais nós não queremos emular mas com os quais podemos aprender.

Além do mais, para tornar seu modelo de negócio 10x mais, você deve criar valor através da entrega de tecnologia em pelo menos um bloco chave dentro do Business Model Canvas, como por exemplo a proposta de valor, canais, ou recursos chave.

Amazon, Facebook, Airbnb, Snap, e Slack são apenas algumas das muitas empresas que tem feito isso com sucesso. Airbnb, por exmeplo, construiu uma plataforma que conecta aqueles que estão em busca de acomodação com aqueles que possuem um local a oferecer. Com a combinação de tecnologia existente com uma alternativa de proposta de valor, eles liberaram um enorme recurso pouco utilizado e criaram 10x mais valor sem mesmo possuir um único quarto.

Os nove princípios de projeto para transformação exponencial

Existem nove princípios de projeto para guiar os esforços. Cada um deles está atrelado a um dos blocos do Business Model Canvas.

  1. Segmentos de clientes: Resolver um problema para as massas

A tecnologia está possibilitando organizações alcançar novos mercados inteiros de forma massiva e viral. Ao passo que a população mundial se aproxima de 7.5 bilhões, companhias e organizações com modelos de negócio exponencial podem ajudar a criar a ponte entre o nosso crescimento populacional e os recursos que eles precisam. Muitas companhias começam com um negócio oferecendo aos clientes algo que eles necessitam – como Uber e transporte pessoal – então eles expandem seus serviços para atender a outras demandas, como UberEATS ou UberHEALTH.

  1. Proposta de valor: Serviços baseados em informação e plataformas

Ao passo que as companhias digitalizam seus produtos e serviços, eles não estão apenas criando novas versões de suas ofertas principais, eles estão criando novos mercados inteiros. A plataforma do Airbnb re-modela acomodações de curtos períodos; Slack digitaliza colaboração e conhecimento compartilhado; a empresa de genética do consumidor 23andMe oferece sequenciamento acessível de DNA para qualquer pessoa. Todo negócio, independente do tipo de indústria, deveria estar explorando como e o que digitalizar em sua proposta de valor existente para não apenas servir melhor clientes existentes, mas para potencialmente abrir novos intercâmbios de valor.

  1. Relacionamentos: Construir uma comunidade de fãs

Quando você quer trabalhar objetivando uma solução 10x, você precisa de construir sua comunidade de fãs e colaborar com eles. Personalização habilitada pelo usuário das funções básicas, como os filtros do Instagram, as lentes de aumento do Snap e a funcionalidade de mashup do Musical.ly permitem os usuários criarem algo único e compartilharem suas criações em vários pontos de contatos, atuando como uma distribuição viral e canal de marketing.

  1. Canais: Multi-modal e Social

Muitos negócios exponenciais estão usando colaboração social para conectar saídas físicas e múltiplas digitais para aumentar o valor da sua oferta principal. Pense nisso como conteúdo gerado pelo usuário amplificado através de redes externas – quanto mais pessoas contribuírem com a plataforma, mais valorizado o serviço se torna. As empresas que mais crescem usam essa estratégia como um piloto de aquisição de clientes, engajamento e lifetime value. O aplicativo de tráfego Waze casou dados de GPS com o tráfego de usuários em tempo real, usando métodos de gamefication para criar um processo divertido e que engaje. Waze foi comprada pelo Google por US$1.3 bilhões quando eles tinham apenas 100 empregados, e se tornou o serviço “go-to” para passageiros desde então.

  1. Atividades chave: Processos automatizados e escalonáveis

A tecnologia pode ajudar a analizar e automatizar atividades rotineiras para disruptar processos tradicionais de manufatura ou métodos de entrega. Amazon tem usado robôs para estocar e recuperar produtos de seus galpões e está bem perto de entregar seus produtos via drones. A empresa realizou uma de suas mais importantes atividades estratégicas – cloud e armazenamento de dados – poderia se tornar um recurso valioso para outros. Amazon Web Services (AWS) – alugou acesso a infraestrutura computacional – foi lançado em 2006. Dez anos já na ativa, contribuiu com 56 por cento do crescimento da Amazon e estima-se que se tornará um negócio de US$100 bilhões em menos de cinco anos.

  1. Atividades chave: Abordagem Enxuta

Por que a GE está se tornando mais exponencial? Eles usam uma Abordagem Enxuta para todas as funções core de seu negócio, enfatizando os ciclos rápidos de experimentação e aprendizado. Ao instituir processos enxutos em todas as sua funções, você permite que as pessoas arrisquem-se, e você obtém dados sobre seu negócio com os quais você pode estudar e aprender.

  1. Atividades chave, recursos e parceiros: Algoritmos até o core

Google é um dos melhores exemplos de uma companhia construída em um algoritmo (para rankear sites), a qual é então ampliada por machine learning. StichFix, uma das empresas que mais crescem no segmento de varejo por demanda, tem um time de pouco mais de 65 cientistas de dados e utiliza algoritmos para conduzir aproximadamente toda a parte de seu negócio. Possui até mesmo um blog bem conceituado sobre data science (lembrando, essa é uma empresa de varejo!).

  1. Recursos chave: Cultura de rede

Empregados devem trabalhar em rede para socializar e compartilhar insights e experiências em tempo real. Ao dar autonomia para os empregados para fazer o que eles precisam, em uma cultura colaborativa e aberta, descentraliza e acelera as tomadas de decisão, abrindo assim a possibilidade de um modelo de negócio 10x. Zappos tem sido uma das pioneiras em criar cultura “Holocracia”, eliminando cargos gerenciais e empoderando trabalhadores sem burocracia adicional. Companhias como Microsoft estão apostando muito em software social para apoiar esforços de colaboração espontâneos, construindo funcionalidades de networking e social em seus novos Office suítes.

  1. Parceiros: Relacionamentos fora do comum

Muitos modelos de negócio exponencial derivam de “parceiros incomuns” – diferentes tipos de companhias  de diferentes indústrias que trabalham juntos para se beneficiar de valores integrados. A companhia de drones Matternet e a Mercedes-Benz recentemente juntaram forças para criar uma solução de entrega de mercadorias integrada projetada para transformar a maneira como as pessoas recebem seus produtos sob demanda.

Esse último princípio de projeto pode ser o mais poderoso de todos. Pense além da necessidade de você possuir todos os recursos do seu negócio. Essa questão aplica-se para qualquer ativo de capital intensivo, incluindo equipamentos, talento, ou ideias inovadoras. Nós tendemos a pensar que nós devemos construir internamente e focar na identificação e ideias internas escalonada ao invés de empregar o tempo procurando parceiros ou encontrando recursos externamente. Quais relacionamentos incomuns você pode construir este ano?

Como iniciar

Líderes de inovação de modelo de negócio precisam abraçar a incerteza, ir ao trabalho com um senso de curiosidade e paciência, e levar o tempo necessário para desempacotar o aprendizado de suas experiências. Comece criando uma proposta clara de transformação massiva por que se você não estiver caminhando para isso, então com toda certeza, você não a encontrará. Na sequência, coloque seu próprio Business Model Canvas junto como um exercício de ideação, explorando os princípios um de cada vez. Comece observando suas fontes de receitas e como você inclui valor. Estude empresas de plataforma e pense como você pode usa-las para ajudar a transformar as coisas na sua indústria.Mudar o modelo do seu negócio é melhor alimentado por tecnologia e talento. Tecnologia pode ser a força impulsionadora – isso permite que você tenha as coisas que uma vez foram escassas e torna-las abundantes. Isso é verdadeiro para o talento também. Se você puder encontrar formas de ativar o seu talento para trabalhar nas partes mais difíceis do seu propósito transformador, você então consegue desbloquear 10x de potencial.Vamos ao trabalho!Líderes de inovação de modelo de negócio precisam abraçar a incerteza, ir ao trabalho com um senso de curiosidade e paciência, e levar o tempo necessário para desempacotar o aprendizado de suas experiências. Comece criando uma proposta clara de transformação massiva por que se você não estiver caminhando para isso, então com toda certeza, você não a encontrará.

Na sequência, coloque seu próprio Business Model Canvas junto como um exercício de ideação, explorando os princípios um de cada vez. Comece observando suas fontes de receitas e como você inclui valor. Estude empresas de plataforma e pense como você pode usa-las para ajudar a transformar as coisas na sua indústria.

Mudar o modelo do seu negócio é melhor alimentado por tecnologia e talento. Tecnologia pode ser a força impulsionadora – isso permite que você tenha as coisas que uma vez foram escassas e torna-las abundantes. Isso é verdadeiro para o talento também. Se você puder encontrar formas de ativar o seu talento para trabalhar nas partes mais difíceis do seu propósito transformador, você então consegue desbloquear 10x de potencial.

Vamos ao trabalho!

FONTE: https://singularityhub.com/2017/04/03/how-to-make-an-exponential-business-model-to-10x-growth/#sm.0000cdcxixs4ref9qza1f918sjypw

Banner Próximos Cursos

Nosso compromisso é manter você atualizado!

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.