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Reflexões para a sua evolução profissional

Gestão de Mudanças: Como fazer na prática?

Gestão de Mudanças: Como fazer na prática?

14

Jul

Aprendizagem

Para acompanhar a transformação que está acontecendo do lado de fora, toda empresa precisa mudar primeiro do lado de dentro. Daí vem a importância da Gestão de Mudanças: algo nem sempre é simples, porém extremamente necessário para qualquer negócio que precisa evoluir.

Mas e o que é Gestão de Mudanças?

Gestão de Mudanças é o conjunto de aprendizagens e práticas que visam ajudar a empresa a se adaptar aos avanços que precisam acontecer em sua estrutura e em seus processos, para que ela consiga se adequar às exigências do mercado e se manter eficiente e competitiva. 

E que tipos de mudanças são essas?

As mudanças propriamente ditas, no ambiente corporativo, podem acontecer:

  • Na organização das pessoas, 
  • A partir da adoção de novas tecnologias e ferramentas, 
  • Com a automação de atividades,
  • Com a expansão do negócio, 
  • Com o surgimento de novas regras que regem a atividade.
  • Como consequência de uma nova forma da empresa se posicionar junto ao seu público e ao mercado,
  • Ou diante da definição de estratégias e metas diferentes para o futuro. 

Mas esses são apenas exemplos. Fatores dos mais diversos podem levar a corporação à necessidade de mudar. 

Portanto, é preciso estar atento para entender o momento certo em que isso deve acontecer e se preparar para ele.

E como se dá a Gestão de Mudanças?

O Modelo ADKAR foi criado por Jeff Hiatt, fundador da Prosci, empresa Americana focada em Gestão de Mudanças e presente em mais de 70 países, incluindo o Brasil. 

ADKAR é a sigla que representa, em inglês, cada uma das 5 etapas de um processo efetivo de gestão de mudanças. São elas: 

  • A de Awareness, ou consciência.
  • D de Desire, ou desejo,
  • K de Knowledge, ou conhecimento.
  • A de Ability, ou habilidade e
  • R de Reinforcement, ou reforço.

Por trás do modelo ADKAR está a ideia de que a mudança em si do indivíduo não acontece de uma hora para  outra. E que é preciso que ele passe por essas 5 etapas para que uma nova forma de pensar e agir seja estabelecida. 

Tudo começa com a consciência sobre o porquê da mudança. 

O colaborador precisa saber porque é preciso mudar, quais são os objetivos, que melhorias essas mudanças trarão e como e como elas impactarão no dia a dia dele e da organização. 

Afinal, é mais fácil se engajar naquilo que é conhecido pra gente. Que faz sentido. 

O desejo de mudar é o próximo passo para que essa transformação aconteça.  

Alterações nos papéis das pessoas da equipe, na rotina, nos prazos, na forma de se fazer as coisas, não necessariamente serão boas para todo mundo ao mesmo tempo e agora. 

Por isso, a gestão de mudanças também passa por motivar as pessoas para que elas queiram o novo, ao enxergarem com mais clareza os seus benefícios na frente.

Já saber o que é preciso fazer para mudar é a terceira etapa do Modelo ADKAR para a Gestão de Mudanças.  

O colaborador sabe que a empresa precisa implantar aquele processo, entende a importância, deseja a mudança. Mas ele não necessariamente sabe o que deve fazer para contribuir de forma positiva com ela.

Portanto, cabe à empresa trazer essa orientação quanto às ações a serem tomadas por cada profissional dentro desse contexto. 

Outro ponto importante do processo é desenvolver as habilidades necessárias para se fazer o que é preciso ser feito. 

As hard ou soft skills podem variar conforme a demanda, mas é essencial que cada colaborador tenha acesso a conteúdos e recursos que promovam o desenvolvimento delas para que consiga prosseguir com confiança, tranquilidade e leveza.

Por último, vem a etapa do reforço. 

Ela consiste naquilo que é feito pela organização para sustentar a mudança, após a sua implementação, mantendo os colaboradores envolvidos e atuantes.  

E como realizar a Gestão de Mudanças de forma mais prática, acessível e eficiente?

Para isso, a nossa dica é o uso de uma ferramenta poderosa de endomarketing chamada Learning Campaign, ou Campanha de Aprendizado. 

Ela tem como objetivos promover a cultura da empresa, atualizar colaboradores quanto às demandas do negócio e prepará-los para os próximos desafios. 

Através de uma estrutura de Learning Campaign é possível trabalhar com cada uma das etapas do modelo ADKAR, desde a apresentação do plano de mudança, sua urgência, implicações e vantagens (consciência e desejo) até o aprendizado (conhecimento e a habilidade) e finalmente o reforço. 

Qualquer crescimento de negócio deve ser amparado por uma Gestão de Mudança organizada e contínua. 

Ou seja, não dá para crescer, sem mudar. Não dá para evoluir, agindo sempre do mesmo jeito que antes. 

Para fazer a diferença no mercado, é preciso fazer a diferença dentro de casa primeiro. Que tal começar hoje mesmo a construir essa mudança?


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