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Learning Campaign na prática: 7 dicas para aplicar as campanhas de aprendizagem

Learning Campaign na prática: 7 dicas para aplicar as campanhas de aprendizagem

27

May

Aprendizagem
Inovação
News


Iniciativas de capacitação e treinamentos precisam superar um grande desafio: o esquecimento. Quando ele entra em cena, pode gerar duas perdas, do valor investido nos cursos e do tempo dedicado pelos colaboradores. O Learning Campaign surgiu como uma forma de contornar esse obstáculo, oferecendo um novo modelo de aprendizagem.

O que é Learning  Campaign?

Learning Campaign é um conjunto de estratégias para favorecer a aprendizagem contínua e eficiente. Ele parte da ideia de que estudar pequenas informações e implementá-las na prática é melhor do que enfrentar vários blocos de conteúdos em poucos dias.

Através de Learning Campaign, o aprendizado assume a estrutura de um jogo, onde você é capaz de evoluir conforme atravessa cada etapa, e não precisa sobre todas as regras, personagens e habilidades antes de começar.

O seu maior inimigo é a curva de esquecimento, um gráfico que demonstra como a nossa memória perde informações ao longo do tempo, começando alguns minutos após o aprendizado e se intensificando a cada dia.

A solução foi encontrada no marketing, que trabalha com a repetição constante de pequenos conteúdos, em plataformas diversificadas - tv, panfletos, outdoors e, é claro, as infinitas possibilidades trazidas pela internet.

Learning Campaign começa por aí, mas precisa ir além, já que seu objetivo é a mudança de comportamentos, exigindo ações que precisam continuar após a tomada de decisão, que já seria suficiente numa campanha de marketing.

Qual a sua importância?

Com a aceleração das transformações digitais, tanto os consumidores quanto os colaboradores da organização estão sujeitos à chegada incontrolável de novas ferramentas e conceitos.

Internamente, esse movimento também permite adequar-se rapidamente a novas diretrizes ou legislações, além de adaptar sua equipe para que a empresa não se torne obsoleta, enquanto suas competidoras exploram as novas opções.

Pense na vantagem obtida pelas primeiras organizações a utilizar ferramentas como redes sociais, marketplaces e mecanismos de busca, por exemplo.

Já no âmbito externo, Learning Campaign possui três benefícios claros:

  • Educar o mercado sobre o funcionamento e as vantagens de um produto inovador, fazendo com que o público perca o “medo” de experimentá-lo; estratégia que pode ser o diferencial no sucesso de uma startup!
  • Posicionar a empresa como uma líder no mercado, capaz de se adaptar rapidamente às mudanças, pautar os debates trazidos por elas e até mesmo propor novos caminhos.!
  • Consolidar uma estratégia de Successo do cliente, que facilita o contato entre seus clientes e produtos, além de obter informações sobre como eles podem ser melhorados futuramente.

Você poderia argumentar que os modelos tradicionais de aprendizagem possuem os mesmos objetivos, e não estaria errado. A vantagem de Learning Campaign se dá pela sua eficiência em atingir esses objetivos.

Em primeiro lugar, já vimos que ele apresenta uma metodologia mais apropriada à retenção de informações, tanto por repartir os conteúdos quanto por incentivar a sua aplicação prática - cuja influência sobre a memória é muito superior àquela exercida pela simples absorção de conteúdo.

Uma das teorias educacionais mais influentes na atualidade é o modelo 70:20:10, que destaca a importância da prática ao defender um aprendizado no qual:

10% do tempo é gasto com aulas, leituras e outros materiais de estudo;

20% interagindo com professores, colegas e mentores;

70% aplicando seus aprendizados e notando como eles interagem com as situações reais do cotidiano.

Learning Campaign atende perfeitamente esse modelo, e por lidar com pequenas partes, ele também permite avaliar o potencial de cada uma. A mensuração ocorre através de comentários feitos pelos participantes e da coleta de dados que mostram quando alguém repetiu ou fechou rapidamente um conteúdo, por exemplo.

Como as Learning Campaigns funcionam na prática?

Learning Campaign alia criatividade e inovação para manter um processo contínuo de aprendizado, e existem algumas dicas para obter o máximo de seu potencial:

1) Pré-lançamento

Divulgar uma campanha antes do seu lançamento gera curiosidade e expectativa, levando mais pessoas a interagir com ela desde o começo.

Vá além da famosa contagem regressiva, avisando quantos dias faltam! Aproveite esse momento para explicar os benefícios do que será ensinado, lançar pequenas amostras dos conteúdos e perguntar o que as pessoas gostariam de ver na campanha, por exemplo.

2) Conteúdo acessível

O material utilizado - sejam vídeos, leituras, exercícios ou qualquer outra ferramenta - deve se encaixar na rotina das pessoas. Utilize conteúdos que não exijam mais do que 15 minutos para ser consumidos.

Eles aumentam as chances de que os participantes realmente vejam as informações, e vai direto ao ponto, transmitindo uma ou duas lições de grande importância, além de possíveis exercícios para levar esse conteúdo à prática.

3) Previsibilidade

A liberação dos conteúdos deve ser previsível aos participantes. O ideal é ter uma programação diária, lançada sempre no mesmo horário, assim as pessoas reservam um determinado momento para esse estudo.

4) Repetição

As informações devem ser progressivas, conduzindo uma evolução, mas é importante retomar as lições aprendidas para evitar a curva de esquecimento. Isso pode ser feito de várias formas: um resumo de cada conteúdo no começo do material seguinte, uma revisão geral por semana, exercícios “surpresa” sobre assuntos anteriores, etc.

5) Diversidade

Trabalhe com formatos diferentes e procure valorizar os mais interativos, como fóruns de discussão, exercícios em grupo e pesquisas. Para os conteúdos, você pode utilizar vídeos, infográficos, sequências de imagens e pequenos parágrafos.

6) Comprometimento

Crie pequenas recompensas para quem participar diariamente, dando uma razão a mais para fazer com que as pessoas se comprometam. Também é possível utilizar pontuações, com prêmios interessantes para quem demonstrar participação ao responder mais dúvidas, realizar mais exercícios práticos e assim por diante.

7) Teste e aprimore

As iniciativas de Learning Campaign podem ser melhoradas através de novas ideias e do feedback gerado ao longo do tempo. Você pode utilizar uma metodologia ágil, como o Scrum, para dar conta do processo, criando uma parte dos conteúdos e deixando espaços em aberto para satisfazer as necessidades dos participantes, por exemplo.

Conclusão

Learning Campaign é um conceito novo e com bastante espaço para evoluir nos próximos anos, já que seu funcionamento é positivo tanto para quem executa um programa de aprendizado quanto para quem participa dele.

A boa notícia é que você não precisa de um grande planejamento para começar - é possível lançar uma campanha em uma semana, por exemplo. Ela trará um conhecimento prático de como o Learning Campaign e fará os participantes se acostumarem aos poucos com a nova ideia!


Esse artigo foi escrito pela AEVO, a maior plataforma de Gestão de Inovação da América Latina


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