Lifelong Learning: 5 coisas que você deveria saber sobre esse conceito

Lifelong Learning significa aprendizado constante, ou ao longo da vida. Uma forma de aumentar seus conhecimentos e aplicar isso à rotina, independentemente da idade ou da maneira como a metodologia é passada. Seja qual for o motivo, atualize-se e busque novos conhecimentos sempre.

No dia a dia, é comum que a rotina acabe atrapalhando o aprendizado. Muitas pessoas não investem em educação e assim deixam grandes oportunidades escaparem por falta de capacitação.

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, estamos muito perto de precisarmos de mais 101 dias ao ano para aprender. As salas de aula não são mais suficientes para ensinar tudo o que o mercado e a vida nos exigem, é preciso aprender constantemente. E existem diversas formas de fazer isso, principalmente com a internet tão acessível a todos – buscar conhecimento se tornou muito fácil.

E, nesse sentido, um conceito que está crescendo cada vez mais é o Lifelong Learning.

Lifelong Learning significa aprendizado constante, ou ao longo da vida. Quando falamos disso, o principal foco é investir em uma educação continuada, não se limitando a um período apenas. Através disso, você pode aumentar seus conhecimentos e aumentar sua forma de aplicar isso à rotina, independentemente da idade ou da forma como a metodologia é passada. Seja qual for o motivo, atualize-se e busque novos conhecimentos sempre.

Confira esses 5 benefícios de ser um lifelong learner:

1- Pode ser iniciado a qualquer hora

O conceito de Lifelong Learning tem como objetivo estimular um aprendizado constante ao longo da vida. Então, não importa a idade! Seja você uma pessoa mais jovem ou mais velha, vale a pena tirar um pouquinho do seu tempo para entender melhor do que se trata e começar a atualizar-se agora! Num mundo cada vez mais volátil e incerto, toda hora é hora para investir na sua evolução!

2- Não há limitação de assuntos

Um aprendizado constante pode ser relacionado a uma área ou então a algum tema novo. O Lifelong Learning ressalta a importância de sempre aprender, mas não exige nenhum conhecimento direcionado. Então, você pode aprender algo para agregar na sua vida profissional ou algo relacionado ao seu estilo pessoal, como soft skills, por exemplo, importantes para ambas as áreas.

3- Deve ter um motivo

Um dos segredos da motivação e do aprendizado é sempre encontrar uma forma de colocar em prática o que foi compreendido. Então, sempre tenha em mente uma razão para fazer um curso ou algo do tipo. Mesmo que seja um hobby, é importante saber exatamente o que vai acontecer com aquele conhecimento obtido.

4- Enriquece a pessoa na vida pessoal e profissional

Aprender coisas novas é uma forma de aumentar o valor da pessoa. A maneira como se relacionam com novo conteúdo e como conseguem colocar em prática é transformador. Na vida profissional, pode ser a diferença entre uma promoção ou não.

Uma coisa é certa: todo aprendizado gera valor. E aplicado em conjunto com os seus objetivos isso ganha ainda mais destaque e força. Por isso, sempre busque cursos que possam transformar a sua vida.

5- O Lifelong Learning de qualidade depende do tipo de ensino

Apenas investir em Lifelong Learning não é o suficiente para o sucesso. É necessário que a instituição seja de qualidade e que proporcione um ensino de qualidade. Além disso, grande parte do conteúdo apresentado é absorvido com prática. Logo, busque instituições que façam a ligação destas duas maneiras de aprendizado.

Busque locais com certificações e profissionais que atuem no mercado. Isso permite que haja uma melhor forma de passar os principais insights e práticas realizadas atualmente.

Além disso, já existe no Brasil um clube de assinaturas para quem tem o mindset de aprendizado constante. Nele, você encontra curadoria de conteúdo feita por profissionais renomados, eventos presenciais e online sobre temas do futuro, e que facilita o networking com outras pessoas que também estão em busca do mesmo objetivo.

E aí? Quer mergulhar nesse mundo e se tornar um lifelong learner? Compartilhe suas experiências nos comentários!

receba nossa newsletter

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.