Melhores práticas para um Plano de Marketing Digital que gere resultados

O marketing digital está em alta e pelo cenário que podemos observar, está longe de ser uma tendência passageira. A internet trouxe facilidades em diferentes sentidos, inclusive na forma como as marcas se comunicam com seu respectivo público-alvo. Mas apesar de toda a instantaneidade do universo online, um bom planejamento é a chave para o sucesso. Saiba mais sobre as melhores práticas para um plano de marketing digital que gere resultado.

Conheça a sua persona

Qualquer estratégia de marketing deve partir dessa prática: estudar o público-alvo para desenhar a persona. Ela deve ser rica em características demográficas (idade, gênero, região onde mora), mas ir além disso, revelando aspectos como as preferências de lazer, sonhos, estágio no ciclo de vida, grupos que a influenciam e, é claro, os canais digitais que mais utiliza.

Existem inúmeros canais de comunicação que podem servir como plataforma para o marketing digital, portanto, as marcas precisam saber em quais deles ela vai encontrar o público que deseja atingir. Por exemplo: se a ideia é impactar altos executivos, o LinkedIn provavelmente é um dos melhores canais. Mas se o foco é o público adolescente, pode não ser. Por isso, é impossível elaborar um plano de marketing digital que gere resultado sem ter as personas muito bem definidas.

Defina seus objetivos

Muita gente acha que fazer marketing digital é simplesmente criar os perfis da empresa nas redes sociais e publicar conteúdos ao acaso. Na realidade, a segunda prática essencial para a obtenção de resultados é a definição de objetivos. Você deseja tornar a marca conhecida, aumentar o número de conversões, tornar-se uma referência em conteúdo? A sua meta é o que definirá a melhor forma de se posicionar nas plataformas digitais para dar sequência ao plano de marketing.

Conheça mais sobre os benefícios que as mídias digitais podem proporcionar para a sua empresa e defina seus objetivos dentro disso.

Capacitação da equipe

Outro erro gigantesco é achar que qualquer pessoa que tenha o seu próprio Facebook e Instagram é apta a administrar os perfis de uma empresa. O marketing digital não tem espaço para amadorismo, por isso, a nossa terceira prática para ter um plano de marketing digital focado em resultados é a capacitação da equipe (ou do profissional) que será responsável por executá-lo.

Fazer cursos específicos é a única forma de conhecer as potencialidades de cada canal além do superficial; as ferramentas que estão à disposição da empresa; as estratégias para criar conteúdos que se destaquem em meio à infinidade de publicações; como elaborar campanhas de anúncios pagos que garantam um retorno maior sobre os investimentos e muitos outros quesitos que permitem que o marketing digital seja implementado com profissionalismo.

Além de tudo isso, a capacitação também é necessária para entender como monitorar e mensurar resultados para ajustar as estratégias a partir deles.

Para começar o seu plano de marketing digital com o pé direito, faça o download do Canvas de Marketing Digital, uma ferramenta muito útil para você identificar seus objetivos, aprender a aproveitar melhor os recursos que já tem à sua disposição e outras sacadas super úteis!

receba nossa newsletter

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.