Por que não somos mais uma escola de habilidades para o futuro?

Não somos mais uma escola de habilidade para o futuro. A incerteza do mundo VUCA bateu à porta real. E temos a absoluta convicção de que aprender vai ser mais importante do que nunca. Seja para esquecer o que não serve mais, seja para nos adequarmos ao novo-normal.

Igor Salotto

Igor Salotto

A WIS se orgulha em ser uma escola a frente do seu tempo.

Desde o seu surgimento, busca capacitar profissionais para um mundo que se desenhava, mas que ainda não tinha contornos muito bem definidos. Por conta disso, somos referência nas áreas de Inovação e marketing no ES, tendo preparado mais de 10 mil profissionais para um mercado em disrupção (se você não sabe ainda o que é disrupção, precisa ler o livro do Léo =).

Pegando como exemplo a curva da adoção de inovação proposta por Everett Rogers, nosso foco sempre foi em olhar pro futuro e trazer conhecimento que fosse relevante para inovadores, “early adopters” (primeiros adeptos”) até chegarmos a parte da maioria inicial.

Fonte: https://camilafarani.com.br/blog/a-curva-de-adocao-da-inovacao/

Esse fluxo de adoção, dentro da área de educação, geralmente leva alguns anos: desde o momento em que um conteúdo é inserido no mercado, introduzido a lideranças e formadores de opinião, alcance profissionais que querem ser referência, até o ponto em que vira desejo de massa e, então, se torne obsoleto (pelo nosso ponto de vista).

Toda essa lógica corria muito bem até nos darmos de frente com o impensável, com um grande cisne negro. Para quem não é familiarizado com o termo, o escritor Nassim Taleb define um cisne negro como um “evento praticamente impossível de prever, mas que têm consequências catastróficas e, por isso, é melhor que as pessoas assumam que eles podem acontecer e se preparem devidamente para isso o quanto puderem.” A verdade é que nenhum de nós esperava, e pouquíssimos estavam preparados.

Enquanto pregamos o distanciamento social para achatar a curva de contágio da pandemia, vimos acontecer um achatamento do tempo/espaço em que as expectativas para os próximos 5 ou 10 anos se materializaram em poucas semanas. Nesse artigo, você pode ver 10 tendências futuristas que foram aceleradas pelo Covid-19.

Estamos tão imersos nesse processo de construção do futuro que acabamos nos esquecendo, muitas vezes, que ele chega. E como dificilmente temos clareza sobre o momento em que se torna presente, só nos damos conta quando já estamos vivenciando as transformações.

2020 vai ficar marcado como o ano em que vimos o mundo mudar de fato, e todas as mensagens de “o mundo está mudando” e projeções de cenário caírem por terra.

Todas aquelas listas de competências do século XXI que as pessoas precisavam ter para prosperar, hoje são necessárias para sobreviver.

Qual profissional conseguirá se manter se não tiver resiliência, flexibilidade, criatividade, inovação, humanidade e capacidade de resolver problemas?
Qual organização conseguirá seguir sem que seus colaboradores tenham competências digitais, saibam colaborar com pessoas de diversas partes do mundo?

A incerteza do mundo VUCA bateu à porta real. O trabalho remoto chegou de vez, os muros das escolas caíram, empregos e profissões perderam a sua relevância, setores inteiros estão desaparecendo. Somente o que for essencial vai permanecer. E temos a absoluta convicção de que aprender vai ser mais importante do que nunca. Seja para esquecer o que não serve mais, seja para nos adequarmos ao novo-normal.

Precisamos que todo esse conteúdo seja relevante, posto em prática com objetivo claro. Temos inúmeros experts de capas de livro, de videos de youtube, mas poucos que dominam o conhecimento e conseguem associá-lo a habilidades e atitudes, desenvolver reais competências, torná-lo sabedoria, “WISdom”. É por isso que não somos mais uma escola das habilidades para o futuro.

Não que o nosso propósito (outra peça importantíssima no quebra-cabeça atual) tenha mudado. Continuamos firmes, trabalhando para “transformar as pessoas por meio do aprendizado”. A diferença é que o tão premeditado futuro já habita entre nós, e não temos dúvidas de que precisamos ser melhores para que situações como a que estamos passando não se repitam.

Temos certeza de que vamos superar. E com o amor e empenho de sempre, vamos te ajudar a superar também.

Head de Produto na WIS e co-Founder da Prisma Is.cool, escola de de Projeto de Vida, além de facilitador de cursos e treinamentos sobre carreira, propósito. Graduado em Relações Internacionais e com experiência fora do Brasil, estudou Gestão Empresarial na FGV, tem diversas formações em Coaching e desenvolvimento pessoal, e é consultor de inovação pelo CNI.

receba nossa newsletter

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.