O que é Learning Campaign

O “Learning Campaign” – ou uma Campanha de Aprendizado – é um termo relativamente novo, mas que tem sido incorporado no vocabulário de muitas empresas nos últimos anos. Podemos entender o Learning Campaign como uma das melhores ferramentas de endomarketing para promover uma cultura ideal de trabalho em sua empresa.

Breno Ribeiro

Breno Ribeiro

O que é Learning Campaign

 

O cenário econômico está cada vez mais dinâmico e a educação corporativa tem despontado como uma das melhores estratégias para estabelecer o sucesso de pequenas e grandes empresas, que têm se atentado para a capacitação e integração de suas equipes de colaboradores, surgindo daí o conceito das Learning Campaigns.

O “Learning Campaign” – ou uma Campanha de Aprendizado – é um termo relativamente novo, mas que tem sido incorporado no vocabulário de muitas empresas nos últimos anos. Podemos entender o Learning Campaing como uma das melhores ferramentas de endomarketing para promover uma cultura ideal de trabalho em sua empresa.

O nome “campanha” já nos faz pensar em algo voltado para o marketing e, apesar de não se voltar para as vendas finais, a Learning Campaign também engloba muitas das prerrogativas de marketing na sua execução. Muitos tópicos de uma campanha de marketing, como “ocupação de nicho” ou “valor percebido” são levados em conta quando tratamos de uma Learning Campaing.

Mas o que é exatamente Learning Campaign e como isso pode beneficiar a sua empresa? Construímos este guia completo para entender este novo conceito da Educação Corporativa.

Entendendo o que é uma Learning Campaign?

Se você já tem alguma noção sobre o endomarketing, sabe que muitas empresas têm adotado métodos e ações de marketing interno para favorecer a sua estrutura interna. Em outras palavras, objetivo desse endomarketing é atingir os seus colaboradores ou funcionários, de forma a integrá-los melhor na empresa e convencendo-os a compartilhar de suas missões e valores.

Veja bem, as empresas começaram a notar que é preciso mais do que um bom salário ou uma posição de destaque para se manter uma equipe de colaboradores fiel, focada e qualificada, de forma que os empresários têm buscado meios de levar seus colaboradores a realmente abraçar a causa da empresa e criar uma cultura empresarial de transparência e produtividade.

Não só isso: manter uma equipe de colaboradores atualizada e preparada para os próximos desafios da empresa se tornou uma obrigação para qualquer empresa que planeja ter sucesso com o lançamento de algum produto ou serviço, ou mesmo se manter competitivos.

É neste sentido que devemos começar a falar sobre Learning Campaign. Uma das formas mais eficientes de se manter uma equipe de colaboradores capacitados e produtivos é investindo nestes colaboradores, ou seja, investindo no ensino e capacitação destes colaboradores.

As Learning Campaigns podem ser entendidas como campanhas de treinamento para profissionalizar seus colaboradores para que estejam preparados para cumprir com as demandas de sua empresa, ao mesmo tempo em que promove o engajamento e a fidelização destes colaboradores com a sua marca.

Este não é um conceito totalmente novo, muitas empresas grandes como o Google ou a Tesla adotam estes métodos para manter a sua equipe atualizada e, principalmente, para preparar suas equipes de funcionários para lidarem com os próximos desafios da empresa.

Quando uma Learning Campaign é necessária?

O ambiente empresarial envolve diversas funções e obrigações, e é preciso criar uma cultura corporativa eficiente e que seja capaz de lidar com os desafios por vir.

A ideia aqui é trazer conhecimento para dentro da sua empresa, mas não estamos simplesmente falando de “colocar os funcionários num curso de especialização” ou patrocinar alguns congressos.

As Learning Campaigns vão além: mais do que profissionalizar seus colaboradores em alguma área, também são utilizadas para garantir o bom funcionamento de todas as etapas do seu empreendimento. E muito disto é feito no dia a dia da empresa, oferecendo uma oportunidade de aprendizado prático e mais completo.

Aqui estão algumas questões sobre as quais pode-se cuidar por meio das Learning Campaings:

• Treinamento quanto a regulações e diretrizes de segurança e saúde;

• Mudanças na política ou na legislação que afetem os colaboradores;

• Lançamento de produtos e serviços;

• Atendimento ao cliente;

• Orientação das políticas internas de sustentabilidade da empresa;

• Orientação de uso de novas plataformas ou sistemas digitais;

• Atualização da força de trabalho;

• Reforçamento de mensagens ou novas práticas.

• Endereçar dificuldades que a força de trabalho tem demonstrado ter no processo de produção.

Como funciona uma Learning Campaign?

Vamos supor, por exemplo, que sua empresa pretenda lançar um novo produto no mercado. Para isso, muitas etapas precisarão ser concluídas, como a adequação às regulações de segurança e saúde, atender às legislações envolvidas, ou as técnicas de produção, de venda ou mesmo de marketing.

Percebe? Muitas das vezes a empresa precisa adotar medidas para orientar e qualificar os seus funcionários para acompanharem seus novos projetos para que seus objetivos sejam realmente alcançados, treinando internamente, e a isso damos o nome de Learning Campaigns.

Quando pensamos em “campanha”, já imaginamos um projeto a longo prazo, e a Learning Campaign se encaixa neste conceito. Essas campanhas são realizadas de forma progressiva e adaptadas ao dia a dia empresarial, evitando um treinamento isolado.

Veja bem, um dos principais aspectos considerados nessas campanhas é a questão da curva de esquecimento, que sugere que as pessoas normalmente esquecem cerca de 40% do que aprenderam em apenas 40 minutos.

Por meio da Learning Campaign, o aprendizado é distribuído em partes menores que acompanham o desenvolvimento diário da empresa na medida em que estes conhecimentos são aplicados em cada etapa de produção.

Então, em vez de participar de um curso ou um treinamento isolado, o funcionário começa a adotar os novos conhecimentos pouco a pouco durante a sua atividade, garantindo maior retenção desses conhecimentos e criando hábitos de forma natural.

A relação entre as Learning Campaign e o Marketing

Como dissemos, as Learning Campaigns estão muito ligadas ao marketing, porque as empresas utilizam de técnicas de marketing para criar campanhas internas para se comunicar com seus colaboradores, reforçar mensagens e criar mudanças de comportamento.

Vamos conhecer os passos para se adotar uma Learning Campaign eficiente, a partir dos princípios do marketing, e como eles funcionam em cada etapa.

Gancho. A primeira coisa que uma campanha de marketing faz é chamar atenção para um determinado produto, serviço ou marca das mais diferentes formas ou canais, e é o mesmo com as Learning Campaigns.

O conceito de “aprendizado espaçado” parte desta ideia de dividir o conteúdo em pequenos “pedaços” a serem discutidos com o tempo, ou seja, um “aprendizado aos poucos”, e o gancho é a oportunidade de levar a ideia geral deste aprendizado aos seus colaboradores.

Este gancho precisa passar a uma sensação de urgência para captar a atenção da audiência e é importante que a campanha seja inspiradora e realmente alcance os seus colaboradores. Numa Learning Campaign, a ideia é aumentar a consciência de sua força de trabalho para os benefícios dos novos aprendizados.

Estímulo. Como já dissemos antes, o conhecimento a ser repassado aos seus colaboradores e passado de força espaçada e por diferentes canais, se tornando parte do dia a dia de trabalho de cada um.

E é aqui que entra o estímulo – como manter seu colaborador engajado nesta campanha? A melhor opção é que esta campanha seja presente diariamente no ambiente corporativo, seja por meio de mensagens, pequenos vídeos, posts de blog.

Enfim, quanto mais canais para alimentar a sua audiência você tiver ao seu dispor, mais oportunidades eles terão de digerir, aplicar e relembrar o conteúdo transmitido. A ideia aqui é engajar seus colaboradores na sua campanha.

Conversão. Sua função agora é continuar a motivar os seus colaboradores, por meio da educação fornecida pela sua campanha, a participarem mais ativamente do que é proposto e mudarem seus comportamentos. Muito disso surge da boa comunicação entre a empresa e funcionários, e entre os próprios funcionários, então ofereça oportunidades para uma comunicação mais horizontal e mais próxima com seus colaboradores.

Mostre os resultados. O objetivo de uma Learning Campaign é movimentar a sua empresa, criar novos e mais eficientes hábitos e motivar seus colaboradores a se engajarem cada vez mais com as suas atividades e com a empresa em si, reforçando o aprendizado contínuo. O sucesso de uma campanha é o principal motivador para que seus colaboradores participem de novas campanhas no futuro.

Esquematizando uma Learning Campaign

Vamos ilustrar como uma Learning Campaign pode ser estruturada, considerando três estágios simples:

1. Pré-Lançamento. Aqui estamos nos referindo a fase do “gancho” que mencionamos acima. Como dissemos, a ideia é levar a ideia da campanha aos seus colaboradores e isso pode ser feito por meio de mensagens, posts e outros métodos para comunicá-los sobre a campanha de aprendizado.

2. Aprendizado Formal. A maioria dos treinamentos normalmente conta com um curso ou um treinamento isolado, como um módulo de aprendizado online, por exemplo. Na Learning Campaign, o melhor caminho é dividir este aprendizado em pequenos conteúdos para que seus colaboradores os consumam ao longo do tempo e de forma mais prática, sedimentando o conhecimento.

3. Pós-Campanha. O objetivo é que a campanha se estenda e faça parte do dia a dia da empresa, então em vez de simplesmente definir um encerramento, opte por meios de reforçar as informações e a prática dos novos hábitos, seja por meio de mensagens, projetos, tarefas ou mesmo reuniões de reciclagem.

Com tudo que já falamos, conseguimos entender as bases de uma Learning Campaign. Então, como realmente implementar uma campanha de aprendizado em sua empresa de forma realmente eficiente?

Implementando uma Learning Campaign na sua empresa

Já falamos bastante sobre o que é e como funciona uma Learning Campaign, então agora vamos falar dos principais pontos a que você deve se atentar ao criar uma campanha de aprendizado na sua empresa.

1. Análise das suas necessidades

Bom, como numa campanha de marketing, numa Learning Campaign você terá uma audiência. Esta audiência são os seus colaboradores ou funcionários, então é neles que vamos focar neste instante.

Uma das coisas mais importantes de qualquer iniciativa de treinamento é analisar exatamente as suas necessidades. Isso quer dizer que é preciso identificar quem será a sua audiência – quem você vai treinar com aquela campanha – e quais as suas necessidades de aprendizado.

Ou seja, a primeira coisa é descobrir o quê você precisa ensinar e para quem. Isso pode ser avaliado por meio da análise de dados como avaliações de performance, feedback de gerentes ou questionários respondidos pelos colaboradores.

É dessa forma que você define o que será necessário abordar na campanha e como esta Learning Campaign deve ser elaborada – conhecendo sua audiência.

2.Identifique os Pontos de Contato

Identificar os pontos de contato significa definir quais serão os métodos utilizados para tocar a campanha e atingir a sua audiência. Isso vai desde métodos comuns como um treinamento em sala de aula e treinamentos online, ou aulas de coaching, assim como métodos mais informais como mensagens de e-mail, posts de blog ou reuniões periódicas.

Então, a ideia aqui é selecionar como se comunicar com a sua audiência – seus colaboradores – de forma efetiva e transmitir o conhecimento necessário. Assim como numa campanha de marketing, aqui você define os “canais de distribuição” da sua campanha.

3. Adapte as mensagens de acordo com cada canal de comunicação

Aqui temos outra “tática” de marketing: sabemos que cada canal de comunicação tem uma “linguagem”, um “método” de comunicação que o torna mais eficiente. E é por isso que é necessário se endereçar a cada Ponto de Contato da forma mais eficiente para aquele determinado Ponto.

Este desafio de se criar uma Learning Campaign dinâmica é o principal ponto a ser abordado, pois é necessário engajar o colaborador e torná-lo interessado na sua campanha, então analise como cada mensagem pode ser aplicável e mais relevante para determinado canal. Cuidado para não ser muito repetitivo.

4. Acompanhe o desenvolvimento da Learning Campaign

É importante manter um acompanhamento próximo do desenvolvimento da sua Learning Campaign junto a sua audiência, seja por meio de reuniões ou questionários, e oferecendo meios de manter essas informações acessíveis, como vídeos e materiais gráficos.

5. Avalie o resultado da sua Learning Campaign

O sucesso da sua Learning Campaign vai depender dos resultados que você alcança, o que vai muito além do quanto ela foi engajante ou criativa. É importante que a empresa realmente veja um retorno no investimento aplicado, certo?

Então, procure avaliar algumas questões: a sua audiência achou a campanha útil? Os colaboradores adotaram novos comportamentos, como esperado? Eles estão aplicando os novos conhecimentos na sua produção diária? Qual foi o impacto da campanha na empresa no geral?

Estão são questões que poderão te ajudar a mensurar o sucesso da sua Learning Campaign. E lembre-se: o feedback direto da sua audiência – seus colaboradores – é a melhor fonte para avaliar estas questões.

Conclusão

Como vimos, as Learning Campaigns têm se tornado uma tendência em muitas empresas que estão utilizando de técnicas de marketing e de endomarketing para promover o avanço de suas empresas e profissionalizar cada vez mais as suas atividades.

A adoção de uma Learning Campaign é uma das melhores opções para se desenvolver uma cultura de produtividade e bem-estar na sua empresa, por meio da motivação e engajamento dos colaboradores, ao mesmo tempo em que promove a maior qualificação de toda a sua força de trabalho.

Gostou deste artigo? Conheça mais sobre a Learning Campaign da WIS!



receba nossa newsletter

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.