5 livros de storytelling que você não pode deixar de conhecer

Mais uma dica da nossa série de “Livros Essenciais”. E o tema é Storytelling. Por meio dessa arte de contar histórias, é possível estreitar relações e envolver as pessoas através do apelo emocional. Confira!

Emerson Tononi

Emerson Tononi

Mais uma dica da nossa série de “Livros Essenciais”. E o tema de hoje é Storytelling. Quer iniciar uma jornada de conhecimento sobre o tema? Acompanhe essas recomendações de boas literaturas e aproveite!

Por meio dessa arte de contar histórias, é possível estreitar relações e envolver as pessoas através do apelo emocional. Se você curte o tema ou quer conhecer um pouco mais a respeito, não pode deixar de conferir essa lista!

1) O Príncipe

Autor: Maquiavel

A dica aqui é ter o olhar para este livro pensando em roteiro, linha do tempo e storytelling. Sua narrativa nos levam por uma história mas o autor está sempre nos “escondendo” algo. A mensagem nunca está ali, ele exige um pouco da audiência. Boas histórias instigam, prendem a atenção e não são “entregues” tão facilmente. Uma aula sobre revelação de personagens.

2) Manual do Roteiro

Autor: Syd Field

A famosa “jornada do Heroi ” foi “descoberta” por esse cara. Trabalhando num grande  estúdio  de Hollywood, ele percebeu que os grandes filmes e roteiros, seguiam um determinado padrão.  Este livro explica detalhadamente essa “fórmula”, dividida em apresentação, confrontação e resolução.

3) O Poder do Hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios

Autor: Charles Duhigg

Escrever bem é, antes de tudo, observar. Estar atento aos detalhes do dia a dia, é enxergar o que outros ignoram. É ver um pouco além do óbvio. Mas não se engane, essa poesia toda sobre escrever deve vir com muito trabalho. “O poder do hábito” é daqueles livros que nos farão entender um pouco mais sobre o mundo à sua volta e o porquê de muitas coisas.

4) A Linguagem das Emoções

Autor: Paul Ekman

Livro que serviu de inspiração para a série Lie To Me. É uma leitura gostosa, para quem se interessa em “ler” as pessoas. Na mesma linha de “o corpo fala”, porém mais profundo e elaborado ( na opinião deste que vos escreve). Para escrever e construir grandes personagens, observar as pessoas é material de trabalho, não é?

5) 1984

Autor: George Orwell

Para escrever boas histórias, é preciso se habituar a ler boas histórias. Esse é um dos meus livros preferidos! 1984 é daqueles livros que são um soco no estômago. Forte, contundente e com uma das características que mais gosto em boas histórias: levam-nos a muitas reflexões. Deve fazer parte imediatamente da sua biblioteca.

Mergulhe nesses títulos incríveis e conte pra nós a sua experiência!

receba nossa newsletter

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.