Por que grandes líderes inspiram ação e como você pode fazer o mesmo

Analisando grandes empresas e líderes, o especialista em liderança Simon Sinek desenvolveu o conceito do Golden Circle.

O que você pensa ao ouvir nomes como Steve Jobs ou Martin Luther King? É verdade que há muitas diferenças entre eles, mas também um ponto em comum inegável. Ambos são considerados grandes líderes, capazes de inspirar colaboradores, fornecedores e clientes, ou conquistar multidões para suas ideias.

E como eles se destacaram entre tantos outros?

Pode parecer que ser reconhecido dessa forma seja questão de sorte, mas a gente conta um segredo para vocês: ser um profissional transformador depende apenas de uma mudança de mindset. Ou seja, mudar a maneira que você pensa e age.

Por exemplo: você já parou para analisar qual é o seu propósito como pessoa? E como profissional? Qual é o legado que você quer deixar no mundo? Como quer ser reconhecido no mercado de trabalho? Mais do que isso: por quê você quer deixar esse legado e o que te inspira?

Descubra seu propósito

Estamos acostumados a seguir padrões. Fazemos uma faculdade, buscamos uma vaga de emprego comum à área (aquela que todo mundo tenta), sem de fato questionar o que nos faz bem ou o porquê de estarmos fazendo aquilo. Sabemos o que fazemos e como fazemos, mas não por quê.

Inverter esse pensamento e sair do lugar comum é exatamente o que propõe o Golden Circle, ou “Círculo Dourado”. O conceito foi criado pelo escritor e especialista em liderança Simon Sinek. Encontrar o seu propósito é o ponto de partida para definir o caminho que você quer seguir. E, assim, ter clareza de quais passos precisa dar para alcançar seu objetivo.

Comece com o porquê

Simon pesquisou empresas e líderes (como Jobs e Luther King, claro) e descobriu que o que os diferencia dos outros é exatamente começar “de dentro para fora” do círculo. Primeiro eles entendem o que os move (“porquê”). Depois, defininem o que fazer e de que maneira - buscando estratégias mais efetivas.

Se você também está disposto a mudar o seu mindset e se transformar num profissional inspirador, vale a pena ver esse vídeo do Simon Sinek no TedxPuget Sound, em 2009 - uma das palestras mais assistidas do mundo!

Como tornar a sua empresa inspiradora?

Assim como suas ideias, sua empresa também pode ser inspiradora e, da mesma maneira, é possível usar o conceito de Golden Circle para aumentar o sucesso do seu negócio.

A gente já sabe que, cada vez mais, os consumidores estão atentos a empresas “humanas”, que se preocupam e defendem causas sociais ou ambientais, por exemplo. Por isso, tão importante quanto utilizar a metodologia para definir um pensamento ou uma atitude, é fundamental aplicá-la na hora de se comunicar com o seu público.

Como diria o próprio Simon, “as pessoas não compram o que você faz, elas compram porque você faz isso!”. E a afirmativa é verdadeira seja você uma startup, uma pequena ou grande empresa.

Tenha em mente:

  • Entenda o propósito da sua empresa;
  • Encontre pessoas que carreguem essa mesma paixão;
  • Mostre ao seu público que existe um objetivo muito maior por trás da sua marca do que apenas o seu lucro.

Assim, se todos os processos e os produtos do seu negócio estiverem alinhados com uma missão, seu crescimento e sucesso serão naturais, já que será muito mais fácil encontrar, conquistar e inspirar pessoas que busquem o mesmo. E o melhor: unidos e fazendo o que amam, será impossível conter seu impacto no mundo.

Que tal pegar seu caderninho WIS e começar a mudança agora mesmo?

receba nossa newsletter

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.