Quais são as ferramentas para engajamento de times utilizadas pela liderança?

O Líder do futuro agrega, motiva, inspira. Tudo bem, mas e como é que conecta as pessoas? E como consegue conquistar o engajamento do time?

Para isso, ele se vale das cada vez mais comuns ferramentas digitais de gestão de projetos. E neste artigo queremos apresentar a você as preferidas entre 9 em cada 10 gestores. São elas: 

Trello 

Inspirado na metodologia Kanban, com o Trello você pode criar um fluxo de atividades (exemplo: À fazer, Fazendo e Feito) e boards (ou quadros) de tarefas que podem ser movimentados ao longo desse fluxo, na medida em que as tarefas são realizadas.

A ferramenta permite ainda adicionar pessoas ao fluxo ou a um quadro específico, fazer comentários, inserir links e anexos, seguir um quadro ou marcar quem precisa acompanhá-lo. 

O Trello é muito prático, eficiente e completo, mesmo em sua versão gratuita. E se você ainda não conhece, pode fazer isso agora entrando em trello.com

Pulo do gato: No Trello você consegue ainda adicionar um check-list de micro tarefas dentro de uma atividade macro. E acompanhar visualmente a evolução dessas tarefas. 

ClickUp  

Essa também é uma ferramenta muito versátil para o gerenciamento de tarefas. 

Nela pode adicionar à atividade anotações específicas, arquivos ou programar uma data de entrega, por exemplo. 

No ClickUp, assim como no Trello, você pode identificar uma tarefa de acordo com seu nível de prioridade: Urgente, alto, médio ou baixo. E conta ainda com uma caixa de mensagens e um chat dentro da estrutura da ferramenta. 

Para começar a usar a ferramenta, basta entrar em app.clickup.com e criar a sua conta. 

Pulo do gato: Você pode pesquisar uma tarefa por data de entrega, sprint, status, seguidores e mais uma série de outros filtros. Ou criar o seu próprio filtro.

Slack 

O Slack facilita e muito a interação entre pessoas e grupos no acompanhamento de projetos e entregas. 

Ele funciona como uma sala de bate papo completa, em que você pode trocar mensagens com todo o time de forma muito mais organizada. É possível até mesmo inserir gifs na conversa! (Sim, eles já são parte da nossa comunicação e não poderiam faltar aqui). 

Como as demais ferramentas, o Slack pode ser integrado a outras plataformas. Uma delas, neste caso, é o próprio Trello. E você ainda pode compartilhar um arquivo do Google Docs ou do DropBox, porque no Slack ele vai se expandir automaticamente. 

Essa ferramenta tem planos pagos para diferentes perfis de times. Mas na versão gratuita é possível acessar as 10 mil mensagens mais recentes da equipe, o que já é de bom tamanho, não? Acesse slack.com e confira. 

Pulo do gato: Você pode criar grupos (canais) com membros específicos da sua equipe dentro da ferramenta. E enviar mensagens visíveis apenas para os participantes desses grupos ou para uma única pessoa. 

Asana 

O Asana é um app disponível para plataforma Android e iOS - mas que você também pode acessar do seu computador. 

Entre as principais funcionalidades do Asana estão a criação de uma lista de tarefas e a possibilidade de designar quem é o responsável por ela, além de definir metas e permissões diferentes para cada membro do time.

No Asana você conta ainda com o quadro de projetos e o chat. E, na versão gratuita, pode adicionar até 15 colaboradores no seu time. Mas há planos pagos para equipes maiores. Saiba mais em: asana.com. 

Pulo do gato: Na ferramenta, com o calendário integrado todos podem acompanhar os prazos do time de uma modo simples e rápido. 

Pipefy

O Pipefy também se baseia na estrutura do Kanban para o monitoramento de projetos, suas etapas e atividades. E você ainda pode visualizar todas as tarefas e prazos atribuídos aos membros no time no formato de Calendário.

Ele possui um plano gratuito para times de até 10 usuários, que inclui templates para email, formulário e o uso da ferramenta na versão mobile. E você pode iniciar o uso da ferramenta a partir de um modelo pré-construído de gestão de projetos, como o roadmap de produtos ou o Onboarding de novos funcionários. Para descobrir mais, clique em: pipefy.com.

Pulo do gato: Você pode automatizar o envio de e-mails sem sair do Pipefy.

E por que usar essas ferramentas?

Além do motivo que citamos no início deste artigo, que é conectar as pessoas no dia a dia e conquistar o engajamento do time, com ferramentas de gestão de times você organiza processos, simplifica e alinha a comunicação, estabelece com muito mais clareza as metas, guarda melhor as informações, consegue acompanhar mais facilmente as tarefas e, de quebra, fortalece a colaboração e ainda aumenta a produtividade de sua equipe!

Como escolher a melhor? 

Para escolher a ideal para o seu negócio ou sua equipe é preciso avaliar, entre outras coisas:

  • A quantidade de pessoas que fazem parte do seu time, por conta dos pacotes de cada ferramenta, 
  • Se há uma versão para celular dela, caso você deseje e demande esse tipo de acesso,
  • E mesmo se ela tem uma equipe de suporte disponível para atender a sua empresa, se e quando necessário.  

Mas uma coisa é certa: vale a pena definir uma ou mais delas hoje mesmo e começar a usar no seu dia a dia!


Agora que você já conhece as ferramentas ideais, que tal se aprofundar em como utilizar elas para engajar seu time?

Clique aqui e conheça a Formação Líder do Futuro da WIS!


receba nossa newsletter

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.