Quais são as habilidades de liderança para o futuro?

O líder do futuro existe e falamos sobre quem é ele no artigo anterior. Mas quais são as principais habilidades desse perfil de liderança? E por que você, enquanto líder, também deve aperfeiçoar as suas? 

Uma das competências do novo gestor é o Protagonismo. 

Ele sabe onde está e aonde quer chegar. E tomar o seu lugar compartilhando suas ideias e opiniões, mas sempre abrindo espaço para a troca com o outro.  

Esse profissional ainda possui um olhar atento para as tendências e entra rapidamente em ação quando surge uma oportunidade que possa beneficiar o seu time e o negócio em que atua.  

O Líder do Futuro é Antifrágil. 

Isso significa que ele sabe converter até mesmo as situações mais difíceis em soluções.

Segundo Nassim Nicholas Taleb, criador do conceito e autor de “Antifrágil: Coisas que se beneficiam com o caos”: “O antifrágil está além do resiliente e do robusto. Estes resistem a choques e permanecem os mesmos; o antifrágil, por sua vez, se torna cada vez melhor”.    

A força desse líder ainda passa pela convergência. 

A liderança do futuro é hábil em unir pessoas com visões de mundo diferentes para que, juntas, elas transformem experiências individuais em conhecimento coletivo e em respostas inovadoras

Em outras palavras, esse líder faz brotar o engajamento e a colaboração da diversidade, algo cada vez mais presente e importante para o ambiente corporativo. Dessa forma, ele valoriza a contribuição de cada um e alcança os melhores resultados à frente (e ao lado) de seu time.

A Integridade é outra característica inerente à essa liderança. 

Esse líder é congruente. Portanto, ele faz o que diz que faz, sendo reto em suas escolhas e inteiro em suas ações. 

O Mindset Digital também é indispensável na gestão. 

Não há como ser um líder do futuro sem se relacionar bem com as novas tecnologias. 

Mas esse novo gestor também sabe que o é revolucionário agora, num piscar de olhos será passado. Por isso, ele se mantém ativo e curioso, fazendo da aprendizagem algo natural e constante para o seu desenvolvimento e para a construção da estratégia digital da empresa.  

Já a Inteligência Emocional contribui para que o líder conecte o ser humano que há dentro dele com o mundo lá fora. 

Com autoconhecimento, a liderança primeiro se torna consciente e segura de si. 

Já com empatia e compaixão ela descobre o potencial muitas vezes escondido do outro. E traz à tona o melhor das pessoas.

E por falar nisso, o líder do futuro é aquele que inspira! 

Parte do seu sucesso, sem dúvida, se deve a forma como ele constrói pontes e envolve as pessoas em torno de objetivos comuns.  

Finalmente, para enfrentar tantos desafios, é necessário ter coragem! 

Coragem para correr riscos, analisar alternativas, fazer escolhas, resolver os problemas, assumir erros e seguir em frente

Para se tornar um líder do futuro, o primeiro passo é se atualizar. 

As antigas práticas de gestão baseadas no ego, na concentração de tarefas, na meta pela meta e na autocracia não funcionam mais. Ou seja, a era do “chefe” está chegando ao fim. Que bom!   

A liderança que ainda vive no passado deve abandonar essa mentalidade e evoluir, não só em competências como nas melhores estratégias e ferramentas do mercado, se quiser trilhar um caminho novo e extraordinário, principalmente diante dos cenários tão inconstantes que temos pela frente. 

O mundo inteiro está mudando. E você?

A Formação Líder do Futuro pode transformar a sua carreira, o seu negócio e a sua história pessoal e profissional. 

Clique aqui e se inscreva agora!


receba nossa newsletter

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.