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Quatro estratégias de aprendizagem corporativa para aplicar na sua empresa

Quatro estratégias de aprendizagem corporativa para aplicar na sua empresa

30

Nov

Gameficação
Aprendizagem
Inovação

Não há nada melhor do que ter uma equipe de trabalhadores entrosados, preparados e motivados para impulsionar o sucesso de uma empresa. E é pensando em ter esse ambiente na empresa que a aprendizagem cooperativa é aplicada.

A educação corporativa utiliza várias práticas de aprendizagem conjuntamente, onde todos os colaboradores compreendem o impacto do preparo, da atualização, da busca por novas informações e do compartilhamento.

As principais práticas de aprendizagem organizacional são: aprendizagem prática, experiências próprias, exemplo dos líderes, compartilhamento de ideias e informações, aprendizagem sistêmica, cultura interna e benchmark.

Agora, vamos conferir as quatro principais estratégias corporativas que separamos para você aplicar na sua empresa e como elas funcionam:

1. Gamificação

A gamificação é uma dinâmica capaz de trazer ao ambiente corporativo o viés lúdico e interfaces amigáveis, muito comum no universo dos jogos eletrônicos.

Essa tática deixa o colaborador mais engajado porque ela foge de plataformas mais frias e tradicionais. Através da gamificação, os colaboradores conseguem acompanhar o progresso em escalas e barras e sejam recompensados pelas melhoras.

Um sólido exemplo de gamificação no Brasil é o sistema da Electrolux, a Eluxcity, onde cada “cidadão” trafega pelo município para encontrar de modo interativo a fonte de conhecimento e soma pontos com as suas atividades. O case de gamificação está fazendo tanto sucesso que vai começar a ser aplicada em avaliações de desempenho.

2. Modelo 70-20-10

Esta é uma abordagem moderna que foi desenvolvida por alguns pesquisadores do Center for Creative Leadership, localizado na Carolina do Norte. O mais curioso deste método é que ele quebra um paradigma consolidado de que o maior aprendizado que os trabalhadores têm a oferecer provém de cursos formais.

O método 70-20-10, parte da óptica de que 70% do aprendizado de um trabalhador surgem na “vida real”, isto é, das experiências adquiridas no trabalho. Já os 20%, ocorrem pela troca dessas experiências e também de conhecimento, no próprio ambiente de trabalho. Por fim, apenas 10% provém do sistema de aprendizado formal, seja em cursos, palestras ou em workshops.

Essa estratégia é uma das mais inovadoras e veio para romper paradigmas bem sólidos, até o advento das transformações da modernidade.

3. E-Learning

Por meio da exploração de novas tecnologias, as plataformas e-learning e LMS, oferecem uma ótima opção de estratégia de aprendizagem corporativa.

A internet dispõe de uma gama de possibilidades para poder transmitir informações, assim como em cursos online, ou como em webnars (apresentações, conferências e palestras transmitidas pela internet, por meio de softwares de vídeo).

4. Microlearning

É uma das estratégias mais práticas e diretas de aprendizagem corporativa, com pílulas de informação que podem ser absorvidas por colaboradores na hora em que for mais cômodo melhor para eles.

A plataforma permite o envio de um link informativo, um texto compartilhado e um pequeno vídeo. Uma boa dica para criar conteúdos no formato de Pílulas é utilizar a web conferência para gravar sessões curtas, de até 30 minutos, sobre aquilo que deve ser transmitido.

Para fazer isso, basta selecionar uma pessoa que domina aquele tema, apoiar a preparação da sessão e gravá-la para que todos possam acessar o conteúdo em qualquer hora.

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