O que é um líder do futuro?

Líder do futuro. Ele já existe? Sim, ele já existe e vive entre nós. Você pode ser esse líder. Mas quais são as características de uma liderança assim? E qual o papel dele à frente de seus liderados? Como capacitar esse novo líder?

Líder do futuro. Ele já existe? Sim, ele já existe e vive entre nós. Você pode ser esse líder. Mas quais são as características de uma liderança assim? E qual o papel dele à frente de seus liderados? Como capacitar esse novo líder? 

A liderança para o amanhã é aquela capaz de usar as mudanças do nosso mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo) à favor de seus liderados e de toda a empresa. 

Esse líder consegue edificar sua gestão a partir da confiança conquistada por ele e do respeito que tem aos diferentes jeitos de ser e de pensar dos colaboradores. 

Dessa forma, ele torna o relacionamento com o time mais horizontal e menos descentralizado, enriquece o ambiente de trabalho, faz com que o dia a dia seja muito mais fluido e produtivo, garante a competitividade e cria um espaço favorável para a disrupção. 

O líder do futuro toma suas decisões com base em diálogo. 

Ele ouve opiniões e as analisa com seriedade e humildade. É capaz de dar e receber feedbacks. Isso porque ele sabe que não sabe tudo.  

Outra característica é a sua capacidade em motivar equipes.

E isso vale inclusive na busca por mais conhecimento. Na gestão voltada para o futuro, todos podem e devem ser verdadeiros Lifelong Learners. O próprio líder é. 

Afinal, quem quer acompanhar a Transformação Digital não pode parar no tempo. É preciso evoluir, sempre!

O bom gestor, aquele preparado para o porvir, também é um adepto à inovação. 

Ou seja, ele próprio tem curiosidade e paixão pelo novo e está aberto a soluções que possam melhorar a vida das pessoas. 

Mas é possível formar um líder assim? 

Claro! De acordo com o professor de Harvard, consultor de empresas, palestrante e escritor Indiano Ram Charan, a liderança é uma habilidade que pode ser ensinada, aprendida e desenvolvida. 

Charam é o criador do Pipeline para a Liderança, uma metodologia utilizada por muitas empresas como parte da arquitetura interna para a capacitação de gestores. 

Ela é dividida em 5 fases de transição: 

PRIMEIRA TRANSIÇÃO = Líder de si para Líder de outros

SEGUNDA TRANSIÇÃO = Líder de outros para Líder de líderes

TERCEIRA TRANSIÇÃO = Líder de líderes para Líder funcional

QUARTA TRANSIÇÃO =  Líder funcional para Líder de negócios

QUINTA TRANSIÇÃO  =  Líder de negócios para Líder de Grupo

SEXTA TRANSIÇÃO = Líder de grupo para Líder corporativo


A teoria por trás do Pipeline de Liderança sugere que há diferentes níveis de liderança em uma organização e, consequentemente, diferentes requisitos profissionais para cada nível de atuação do líder.

É um caminho que começa com a liderança de si mesmo, passando pela liderança de outros e de operação, chegando até a construção de um líder de negócios, com visão estratégica e capacidade de tomada de decisão

Esse modelo permite identificar os novos líderes, avaliar suas competências, planejar a evolução deles por etapas e medir resultados. E têm trazido resultados muito positivos para organizações de todos os tamanhos. 

Mas essa é só uma, entre muitas outras ferramentas para a preparação de líderes.  

Aliás, sabe o que Google, Tesla, Amazon, 99, Uber, Nubank, Quinto Andar ou iFood têm em comum? 

Em primeiro lugar, todas elas são exemplos de organizações exponenciais

Nas palavras do diretor executivo da Singularity University, Salim Ismail: 

“Uma Organização Exponencial (ExO) é aquela cujo impacto (ou resultado) é desproporcionalmente grande – pelo menos dez vezes maior – comparado ao de seus pares, devido ao uso de novas técnicas organizacionais que alavancam as tecnologias aceleradas”. 

E em segundo? Todas elas capacitam seus líderes

Portanto, se você ainda não se sente preparado, precisa o quanto antes conhecer e aplicar as melhores estratégias para identificar e qualificar a gestão do futuro.

Afinal, um grande líder pode ser a chave para o crescimento de um negócio!

Aperfeiçoe suas habilidades como liderança! Conheça a formação Líder do Futuro: Gestão de Equipes e Inovação da WIS!


receba nossa newsletter

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.