Blog Wis

Reflexões para a sua evolução profissional

Tendências de aprendizagem corporativa para 2021

Tendências de aprendizagem corporativa para 2021

09

Dec

Aprendizagem
Inovação

Investir na capacitação profissional, treinamento e no desenvolvimento constante dos colaboradores é uma prática que promove o alto desempenho da equipe, a melhora dos produtos e serviços ofertados e, como consequência, melhores resultados. Isso torna o capital humano um forte diferencial competitivo da empresa.

Além disso, implementar a educação corporativa tem um impacto direto na retenção de talentos e no clima organizacional, aumentando o índice de satisfação do corpo funcional.

E, a cada ano, surgem novas ferramentas tecnológicas e demandas de mercado que devem entrar no radar do setor de gestão de pessoas, a fim de definir com eficiência o programa de aprendizagem ou de treinamento anual. Então, confira as principais tendências de aprendizagem corporativa para 2021.

E-learning e Blended Learning

Diante das circunstâncias atípicas neste ano, por conta do novo coronavírus, essa primeira tendência é resultado de um movimento que já acontece na educação formal e agora entra com certa urgência no cenário corporativo, acompanhando as adaptações consequentes das regras de isolamento social.

Uma matéria publicada pela revista Forbes afirmou que a educação corporativa pode funcionar totalmente online, da mesma forma que muitas empresas já perceberam ter a capacidade de operar remotamente em 100% do tempo.

Intitulado “A educação corporativa nunca vai voltar para a sala de aula”, em tradução livre, o artigo discorre sobre diversas vantagens em adotar esse formato de aprendizado, que incluem a otimização de custos, rapidez, eficácia, além de ser a preferência da maioria dos colaboradores.

E, neste contexto, entra como alternativa o blended learning, que consiste na mistura do formato online com o offline. Esse método é indicado principalmente quando há a necessidade de manusear equipamentos, da presença em laboratórios ou o uso de outros recursos de natureza mais técnica, que exigem em parte o modo presencial.

Realidade virtual e Gamificação

Como o seu próprio nome revela, a realidade virtual permite que sejam feitas simulações dos mais diversos tipos, o que, no âmbito corporativo, se torna uma ferramenta bastante proveitosa para potencializar o aprendizado, conferindo maior praticidade e dinamismo nesse processo.

Basicamente, a realidade virtual possibilita que os colaboradores sejam treinados mediante uma situação criada e que pode ser vivenciada (de forma virtual) naquele momento. Hoje em dia, o uso dos óculos 3D – equipamento de realidade virtual – é bastante comum, sendo adotado em vários tipos de experiências lúdicas e métodos educacionais.

Nessa mesma linha, vem também a tendência da gamificação, para as empresas usufruírem em 2021, complementando o aspecto de dinamismo e aprendizagem corporativa, compreendendo fatores que desenvolvem habilidades relevantes para o negócio.

A gamificação tem como base o formato de jogos, contendo missões, recompensas, sistema de ranking, entre outros meios para gerar engajamento. Ela vem sendo bastante utilizada nos processos de recrutamento e seleção, mas, para além disso, essa tendência tem o potencial de ser mais amplamente utilizada em diversos aspectos, perpassando por outras áreas das organizações.

Se a sua empresa estiver precisando capacitar os colaboradores e, assim, melhorar a qualidade dos produtos ou serviços, alavancando os resultados, entre em contato com a WIS. Clique aqui e conheça as nossas soluções!

Banner Próximos Cursos

Nosso compromisso é manter você atualizado!

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.