Cultura Organizacional: O que o colaborador faz quando ninguém está olhando?

O que é que as pessoas da sua empresa fazem quando não tem ninguém olhando? Esse é um jeito simples, mas verdadeiro, de definir Cultura Organizacional.

Cultura Organizacional diz respeito à forma como as pessoas conduzem suas ações, a partir de regras explícitas (ou não), dentro do ambiente corporativo. 

Podemos dizer ainda que Cultura organizacional é um conjunto de crenças, valores, normas e práticas compartilhados por todos dentro da empresa e que influenciam diretamente no comportamento daqueles que trabalham nela, no modo como ela lida com o mercado e como conduz o seu negócio. 

Basicamente, os elementos da Cultura Organizacional são categorizados em três níveis principais: 

No primeiro nível estão os artefatos, ou o que vemos, como a forma de se vestir ou falar das pessoas que trabalham naquele ambiente corporativo, ou mesmo como é a arquitetura, o layout e a decoração dos escritórios.

No segundo nível estão os valores compartilhados, ou o que eles dizem, como a missão da empresa e a visão.  

E no terceiro nível estão os pressupostos, ou seja, no que aquelas pessoas realmente creem. Suas verdades e convicções, individuais e coletivas.

A Cultura de uma empresa normalmente nasce do modo como os seus fundadores enxergam o mundo e interagem com ele. 

A partir daí, ela pode ser influenciada por uma série de fatores como a história da empresa, as transformações do mercado e os avanços tecnológicos, assim como a economia, a política ou a cultura da comunidade em que a organização está inserida. 

E a Cultura de uma empresa pode ser modelada? 

Sim. E o primeiro passo para isso é a existência de uma Gestão da Cultura, que se estende à contratação de pessoas alinhadas com o fit cultural da empresa, à transmissão daquilo que ela crê e pratica a quem chega e, sem sombra de dúvida, ao exemplo da liderança, fundamental na disseminação e consolidação da cultura. 

Lembrando que um desalinhamento entre aquilo em que se acredita, e aquilo que é dito ou feito na prática, pode enfraquecer a cultura organizacional. 

Existem também tipos diferentes de Cultura Organizacional. 

A Cultura de Aprendizagem, por exemplo, é focada no desenvolvimento das habilidades e competências dos seus colaboradores.  

Na Cultura de Performance a busca é pelo alto desempenho da organização e o crescimento contínuo.

Já a Cultura de Inovação é voltada para a criatividade e a geração de ideias.

Se bem construída e esclarecida, a Cultura move as pessoas de maneira muito positiva. 

É quando elas passam a fazer aquilo que é o certo, o que a empresa espera delas, ainda que ninguém esteja olhando, como falamos no começo deste texto. 

Em outras palavras, é quando o colaborador assume um comportamento desejável para a organização, mesmo sem ser cobrado para isso.  

Cultura também tem a ver com vestir a camisa. 

Quanto mais uma empresa investe nas pessoas, ou seja, no bem-estar e na evolução delas, mais seus colaboradores tendem a se engajar nos projetos e nos resultados a serem alcançados. 

Toda empresa tem em algum grau a sua própria Cultura, mesmo sem promovê-la.

Quando não há uma gestão da cultura, os profissionais acabam criando seus próprios padrões para lidarem com as mais diversas situações no dia a dia da empresa.

O problema disso é fazer com que comportamentos não desejáveis sejam levados adiante. E com que colaborador não tenha clareza sobre como funciona aquela cultura.

Cabe à empresa o trabalho, o esforço de gerir e transformar a Cultura.

A Revaloração da Cultura Organizacional consiste em repensar valores, crenças e costumes da empresa e aprender a fazer o que é preciso ser feito, de um modo novo e melhor. 

E uma ferramenta como a de Learning Campaign, ou Campanha de  Aprendizado, pode ajudar a organização a trabalhar a cultura de um jeito prático e muito mais consistente. Vale a pena conhecer 

Uma Cultura Organizacional bem definida tem muitas vantagens. 

Ela facilita a atração e retenção dos profissionais qualificados que se identificam com ela, melhora a percepção dos colaboradores sobre a qualidade do ambiente de trabalho, ajuda na integração das pessoas e na colaboração, torna os processos mais claros e ágeis e aumenta a produtividade do negócio e a excelência das entregas.

A Cultura define o que você é pelo que você faz!

Ao permear as ações e processos da empresa, ela tem tudo para tornar bem sucedido o seu negócio, preparando todo o time rumo ao futuro. 


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